quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ganhámos, até em centímetros

Gostei da Selecção esta noite. Novamente. Há evolução, a selecção voltou a fazer uma excelente exibição e uma vez mais a goleada não apareceu porque não há quem marque golos. E aí não treinador nem táctica que nos valha. É pura (des)inspiração.

Gostei particularmente de ver Pepe a trinco. Finalmente um trinco a sério, depois de Petit fazer o lugar a preceito sendo um misto de 6 e 8, mas a primeira solução realmente válida para varrer jogo pós-Costinha. Para além disso, a subida de Pepe para trinco permite ganhar centímetros, que na nossa selecção também são imprescindíveis, pois a grande maioria dos nossos jogadores que não centrais e Ronaldo são francamente decepcionantes no jogo aéreo.

Gostei também de ver Rolando, sereno como habitualmente. E devo dizer que me impressionou Duda a lateral esquerdo. Falta experimentar frente a um extremo que lhe caia mais vezes em cima e com mais qualidade, mas em termos tácticos esteve irrepreensível e em termos técnicos é uma mais valia pela qualidade de passe (a bola sai sempre redondinha). Eduardo, sem muito trabalho, esteve seguro.

Estou confiante para a Suécia. Haja agora calma com a selecção, que a coisa vai ao sítio e estaremos presentes no "certame" Sul-Africano (esta última frase segue com um abraço ao Kiki).

5 comentários:

Anónimo disse...

Luciano, antes de mais qq coisinha deixa que te diga que ADOREI o "certame" hehehehehhe muito bom... em relação ao que escreves concordo plenamente, apesar de saberes que não sou um devoto de "Carlitos", começo acreditar que a selecção nacional pode agora começar a praticar o seu melhor futebol e que são visiveis as melhorias pricipalmente no sector defensivo... sim porque no ataque continuamos sem quem resolva, pena o Liedson estar encostado... (porque muito sinceramente quero lá saber se a origem é brasileira... a França ganha e 60% dos jogadores são islâmicos, a Inglaterra tem muitos ex-colonos e não só, nesse prisma também não podia lá estar bosingwa, miguel, nani, rolando que era Cabo Verdiano... enfim se estão em Portugal há muitos anos então aí que joguem mas que sintam a camisola!) gostei de ver e muito o Pepe a trico, além de ganhar muitas bolas é um jogador que a segura e sabe sair para jogo com uma boa visão. Acrescento que este não é só um jogador possante mas também uma pessoa com bastantes dotes técnicos oq geralmente não é normal num central. Mas as atenções e isso creio ser partilhado por todos, vai directamente para o Duda, excelente atacar e a defender, não parou todo o jogo, para mim um dos, para não dizer o melhor jogador em campo com Ronaldo que me pareceu mais dentro das 4 linhas desta vez que das últimas... Enfim, gostei da equipa e acho que temos boas chances de estar presentes no Mundial de futebol... se não o fizermos é por pura nabice, não só dos jogadores como do treinador... sinceramente não acho de todo que tenhamos pior equipa que os anos passados, muito pelo contrário, com as saídas de rui costas, petis, figos... entram outros bons jogadores, como Rolando, Nani, Danny, até o Deco, o Bruno Alves, o Pepe, e claro gosto sempre de referir o moutinho e raúl meireles que para mim ainda têm muito que mostrar... é por isso que não podemos dizer que temos uma equipa mais frágil que antigamente... nesse ponto não concordo em nada!

Saudações Azuis,

Manel Salema Garção

Anónimo disse...

Ora boas!
Por várias razões o jogo de ontem pode ter sido um ponto de viragem nesta selecção de Carlinhos.
Primeiro a selecção estava
obrigada a ganhar este amigável, não pela importância do adversário, que diga-se era fraquinho, mas pela tranquilidade que pode surgir em torno de Queiroz, que, gostando ou não é o treinador que (infelizmente) temos.
Segundo, pela aparição de jogadores que podem vir a disfarçar muito bem as deficiências da selecção. Gostei msm muito de Duda como lateral esqd.Acho q não sendo Jorge Ribeiro "jogador de selecção" e Paulo Ferreira a nódoa no lado esqd q já se viu, Duda parece neste momento ser a melhor opção.
Pepe a trinco teve mt melhor que Meireles, ganhou mais bolas no chão e no ar, iniciou mais ataques e fez mais remates.(e remata bem o gajo!!) Danny, que começa sériamente a tornar-se num caso sério nesta selecção, entrou e mexeu logo com o jogo.Ganhou um penalty e marcou um golo justamente anulado. Numa selecção em que Simão, incompreensívelmente nunca teve o estatuto de titular, em que CRonaldo parece ficar aquém do nível a ele exigido(ontem jogou bem), e que Quaresma para jogar tem que ganhar minutos nos seus clubes, Danny parece me estar smp em excelente forma quando é chamado, tornando-se assim uma excelente opção.
Por último Orlando Sá. Dou a mão à palmatória perante os meus comentários de ontem.Nos 30 minutos que jogou deu mais trabalho aos defesas do que 5 Hugos Almeidas teriam dado, tb tem infinitamente mais a provar que Almeida, mas que ontem no tempo que jogou foi um dos melhores, isso é inegável. Pode vir a ser um excelente substituto de Nuno Gomes no ataque da selecção mas para isso tem que se conseguir impor no Braga, e tirar lugar a Meyong, Renteria, Paulo César ou Mossoró não me parece tarefa fácil.Veremos...
Mas ontem houve um aspecto do jogo português que me deixou irritado, a quantidade de golos falhados. Se isso fosse uma coisa apenas do jogo de ontem não seria preocupante porém, para além de ontem lembro-me do jogo com a Albânia e com a Dinamarca em que aconteceu exactamente a mesma coisa. Começa a parecer que para além de pontaria falta "estrelinha de campeão" a nossa selecção.
Para terminar não se percebe a chamada de Eliseu e Brandão.Para quê chama-los e não lhes dar nem 10 minutos de jogo?!?!?!As exibições de Duda e de CRonaldo não seriam piores se tivessem jogado menos 10 minutos para dar lugar aos novos...
Abraços

Luciano Rodrigues disse...

Bom, quanto ao Liedson eu sou terminantemente contra colocar um jogador a jogar por nós que chegou cá aos 25 anos e já era profissional de futebol. Pepe e Deco apoio, vieram com 17/18 anos e se são o que são hoje, devem-no a nós, portanto deem qualquer coisa em troca. :) Liedson era profissional e um dos melhores avançados da Série A, custou 3 milhões de euros. Sou contra. :)

Quanto aos outros exemplos que dás, para mim aplica-se o mesmo: mais que onde nasceste, o que me interessa é o teu contexto. E Bosingwa, Nani ou Rolando para mim são tugas, ponto final.

De resto, para mim a equipa é bem mais frágil que em anos anteriores pela falta de um nível intermédio de jogadores. É a tal queixa do Queirós, que ninguém alimentou a vaca.

Quanto ao Danny, gosto muito de o ver na selecção. Já quanto ao Simão, neste momento é titular indiscutível na selecção, só não jogou por lesão. Cresceu muito em Espanha.

Em relação aos golos falhados, tal como com Albânia e Dinamarca, o que é que se pode fazer? A verdade é que jogamos muito bem, criamos muitas oportunidades e não marcamos golos. Em 3 jogos em que podíamos ter goleado, marcámos no total 3 golos. Não é mau. É terrível. E aí não há nada a fazer. Por isso o Orlando Sá, Queirós quis ver uma opção. Mas falhar por falhar, podia-se experimentar o N.Gomes.

Em relação às chamadas do Eliseu e Brandão, acima de tudo acho que o treinador quis vê-los em acção. Acho que podia ter experimentado Brandão na última meia hojra na esquerda em vez de Ferreira, opção muito batida. Relembro que também José Gonçalves foi chamado aos trabalhos, só para observação. Queirós quis ver todos os esquerdinos. Possivelmente até pensou em Eliseu para lateral esquerdo e terá experimentado em treino. Até porque Eliseu no Belém já jogou a lateral esquerdo a "desenrascar" e a ala esquerdo 2 ou 3 vezes numa táctica de 3 centrais.

Anónimo disse...

Eu tambem gostei. Jogámos bem embora me pareça estarmos mais empenhados no jogo do que a Finlandia (ainda se lembram de como jogou a Finlandia contra nós na ultima qualificação para o Europeu?)


Meteram nojo os comentários dos atrasados mentais da TVI. O "especialista" então...

Enfim, tiveram azar (ainda mais que a selecção) e ganhámos... embora acabassem a dizer as venenosas banalidades do género:"A Finlandia nada tem a haver com a Suécia", "Este jogo não serve para peparar o presente", "O publico do norte é muito mais exigente que o publico do algarve", "Muito lentos", "Ficámos saber o que sabíamos antes deste jogo"...



Lau Tseu

Anónimo disse...

Amigo Lau Tseu, se eu fosse ouvir as bujardas dos comentadores... estava bem lixado... acho que já não via nem ouvia futebol!!! hhehe abraço

Manuel Salema Garção