domingo, 22 de fevereiro de 2009

Eu vi a BenficaTV


Ontem não me foi possível ver o Sporting-Benfica, porque há casas neste país onde ainda não há SportTV. Como é que alguém vive assim? Mais, como é que alguém marca um jantar em dia de Sporting-Benfica e não tem SportTV? Mulheres...


Vem isto à baila porque apesar de só ter conseguido ver uns minutos da primeira parte, chegado aos minutos finais lembrei-me de que havia BenficaTV, e portanto por ali deveria conseguir saber pelo menos o resultado.


Esta minha acção teve um resultado assustador. Primeiro, porque assim que liguei percebi que havia um "programa" que consistia numa mesa de restaurante (era mesmo um restaurante!!!) dois jornalistas a fazer o relato do jogo que viam na TV. Bom, apesar de tudo até me parece minimamente útil, apesar do "estúdio" ser surreal!


Segundos depois, começei a estarrecer. Os jornalistas imploravam, em directo, pelo final da partida, que estava em 3-1. Diziam eles que o que se estava a passar era demasiado mau para ser realidade, e devo dizer que fiquei agradado. Isto porque percebi que não se inventaram desculpas para o que, aparentemente, se passava em campo, quando até seria fácil, já que os espectadores não viam o jogo. Podia-se facilmente "pintar" um filme melhor do jogo.


De repente, veio o golo do Benfica, a euforia dos jornalistas e começou uma espiral de loucura, em que para além de se chamar recorrentemente "a menina" e "a menininha" a um dos jogadores do Sporting (não consegui perceber quem seria), culminou no apito final com a seguinte frase: "O Paulo Bento parece um atrasado mental a festejar, deve pensar que foi campeão!". Isto parece-me demasiado grave e sinceramente ultrapassa tudo de mau que imaginei que um canal de um clube pudesse ter.


Por experiência própria, porque já muito escrevi em órgãos oficiais do Belenenses, jamais me passou pela cabeça insultar ou sequer "menorizar" um adversário. O adversário, num órgão de comunicação oficial do clube, ser tratado com tanto respeito quanto aquele que gostaríamos que nos tratasse. Quem trabalha num órgão de comunicação institucional nunca pode vestir a pele de adepto. Porque ali não se representa a si próprio, mas ao seu clube. Quem sai envergonhado com isto é o Benfica, não quem profere as gravíssimas palavras.

6 comentários:

Sérgio_alj disse...

Pois é, dizes isso porque nunca viste um jogo da NBA a ser comentado pelos "experts" da equipa da casa!
Comparado com o que eu já ouvi, essa frase "O P.B. parece um atrasado mental..." é brincadeira de meninos!

Sérgio_alj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio_alj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

heheheh não vi o jogo... no entanto fico supreendido com esses comentários, é sem dúvida das coisas mais estúpidas que já vi no futebol... concordo plenamente contigo Luciano, é de uma falta de valores esse teipo de comentários... e um cenário como tu o descreveste é no minimo surreal... já tenho ouvido algumas coisas sobre o canal Benfica, umas boas outras más... mas como alguém que coheci no mundo do futebol me dizia: para se fazer então que se faça BEM!!! não me parece que seja essa a situação... o Paulo Bento? não é do meu clube mas não o considero um anormal o homem até percebe daquilo... pelo menos ganou ao Quique!!! ele é assim um Allien que ainda não quis mudar o seu corte de cabelo porque irrita os benfiquistas...

cordeais saudações azuis,

Manel SG

Luciano Rodrigues disse...

Sérgio, não é por na NBA (pelos vistos) se trabalhar mal, que aqui se deve trabalhar mal, parece-me. Eu acho perfeitamente aberrante. Também se vê cada vez mais gente a saír do armário, e não é por isso que eu vou gostar de homens peludos. :)

Quetzal Guzman disse...

Sem dúvida um comentário de péssimo gosto...

Quanto à mesa de restaurante, pergunto: o Sporting autorizou a ida dos senhores a Alvalade? E pergunto isto porque os relatos dos jogos da Luz costumam ser feitos desde a bancada, numa cópia do que faz (ou fazia) na RAI.