quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O fim do Benfica???

Ouço por aí que o jogo de Domingo mostrou que o Benfica não é invencível, que agora que caíram do pedestal já não se recompõem, que afinal contra equipas fracas é que é, que os árbitros ajudam, etc e tal... claro que o Benfica não é invencível, isso não existe. Mas que é precisa uma grande dose de saber e sorte para os vencer, que ninguém tenha dúvidas!

Sejamos realistas e deixemos a clubite de lado. O Benfica está a jogar como nenhuma equipa jogava em Portugal desde o Porto de 2003 e 2004. Ou seja, está a jogar muito! Isso é inegável. Muita qualidade individual e muita qualidade colectiva, apesar de defensivamente as coisas ainda não estarem muito apuradas.

O que aconteceu na recepção ao Vitória, para a Taça, foi um azar. Só uma mente deturpada pode dizer que o Benfica jogou mal ou não merecia vencer. O resultado normal daquele jogo era um 3-0 a favor das águias. Com sorte, saía goleada. Com azar, perdiam 0-1. Tiveram azar. E hão-de perder mais jogos assim até ao fim da temporada, a questão é que a jogar assim é muito mais fácil chegar à vitória. É esse o segredo que Jesus transporta: não faz equipas para um jogo, faz equipas para uma época.

Nos últimos 15 anos, os Benfiquistas têm-se habituado a perder mais do que gostariam e, muitas vezes, a merecer perder. Este ano, pelo menos, têm a consolação de perder com azar. E isso é meio caminho andado para curar a última derrota, e não perder no jogo seguinte. Porque a qualidade de jogo está lá, basta apenas continuar a trabalhar.

1 comentário:

Pedro Delgado disse...

confere! sem tirar nem por!