terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Sal(eiro) do futebol são os golos

Fruto de circunstâncias várias, e numa altura em que o Sporting decide mudar de política, colocando em risco uma década de gestão rigorosa, Saleiro acabou por ter finalmente oportunidade de jogar nesta fase da temporada. E, em 2 jogos, 2 golos. O que se pede a um ponta-de-lança.

Saleiro não é, obviamente, um malabarista ou um velocista. Também não é um jogador de forte presença física. Mas tem alguma piada ver Saleiro, que pareceu uma carta fora do baralho em Alvalade desde o início da temporada, "ter" de jogar e mostrar mais serviço que todos os outros avançados leoninos.

A esta hora, Saleiro deve ser uma terrível dor de cabeça em Alvalade. Neste momento, já devem ter percebido que o avançado por quem deram 6,5 milhões na realidade é um extremo que marca uns 7 ou 8 golos por temporada. Tem qualidade, mas não lhe peçam para marcar golos. O "grande" Caicedo, já foi recambiado. Liedson está no estaleiro. Postiga continua uma travessia no deserto que começou há 6 anos, em White Hart Lane. Para golos, parece só sobrar Saleiro.

Saleiro que marcou à Naval o golo da vitória, à ponta-de-lança. Arrojando-se pela relva, piton com piton com o defesa, chegou primeiro e marcou. Resolveu o jogo. Mas foi menorizado o golo. E agora o golo ao Braga, excelente arrancada (deliciosa a inflexão no sprint que colocou o central adversário fora do lance), domínio e algo pouco visto num avançado português: isolado, em vez de tentar colocar a bola, fez o que faz qualquer avançado de qualquer parte do mundo. Vai bomba! Golo!

Será que Saleiro terá continuidade no onze do Sporting? Tenho dúvidas. E se tiver continuidade, agarrará a oportunidade? Acredito que sim. Acompanho a sua carreira há já uns anos e sei bem que tipo de avançado é, daqueles oportunos e que só veem a baliza. Ao que acresce uma louca paixão pelo Sporting, o seu clube, algo que nunca escondeu. Por isso acredito que pode ser este o seu momento.

Se agarrar a oportunidade, será que até mesmo a Selecção Nacional poderia ter aqui um brinde para a África do Sul?

Sem comentários: