quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Futebol é desporto de Inverno

Trago este título à baila porque, ano após ano, parece que cada vez mais só se pode jogar futebol em relvados imaculados e verdejantes, sem uma gota de águe e muito menos lama.

As coisas estão num ponto em que se acha estranho ontem ter tido lugar o jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica para a Taça da Liga. O relvado estava mau? Estava. Mas faz parte do jogo!

Há jogos que ficam na memória nas piores condições. Recordo um marcante Boavista-Benfica que terminou com Paulo Sousa na baliza debaixo de uma tempestade. Ou o Belenenses a golear o Penafiel enquanto nevava em Lisboa.

Nas camadas jovens, jogava em pelados, alguns com lixo espalhado pelo campo. Éramos miúdos de 10, 11, 12 anos. Às vezes chovia. Às vezes chovia a cântaros. Até sob granizo joguei. Recordo um torneio no Estoril em que era eu que tinha de marcar os pontapés de baliza da minha equipa porque era o que rematava com mais força e, portanto, o único que conseguia chutar a bola para fora da área. E daí? Jogava-se! Futebol.
Custa-me acreditar que seja colocada em causa a realização de um jogo nas condições do que ontem teve lugar. Porque isso é, cada vez mais, defender os mais fortes. O futebol é o maior desporto do mundo porque, na sua origem, foi o único desporto que colocou lado a lado, quer dentro, quer fora de campo, diferentes classes sociais. No Séc. XXI, parece que o futebol é só para os ricos irem para a bancada e para os clubes mais ricos vencerem os jogos.

1 comentário:

Anónimo disse...

NÃO TENS VERGONHA DE SER DE UM CLUBE DE BANDIDOS !

UMA VERGONHA MUNDIAL ESSE CLUBE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DA DITADURA NÃO ESTAR NOS DISTRITAIS COM TANTO BANDIDO A EMPURRAR PARA CIMA ...

MERECIA SER INVESTIGADO A FUNDO COMO SAI TODOS OS ANOS DO LIXO QUE E ESSA DEPURADORA DE BELEM..