segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

JEB e as derrotas do Sporting

Não embarquei na euforia geral de que o culpado do mau início de temporada do Sporting era Paulo Bento, pela simples razão que ele já tinha demonstrado a sua capacidade para, com muito menos recursos que a concorrência, fazer-lhe frente. Por isso mesmo, também não é agora que acho que Carvalhal é incompetente ou tem culpa, ou que o plantel não presta. Tem limitações para lutar pelo título, mas tem condições para muito mais e melhor!

O problema do Sporting nesta temporada começou com a injusta (e roubada!) eliminação da Liga dos Campeões frente à Fiorentina. Esvaziou-se o balão e perderam-se muitos milhões que teriam dado para "compôr" o plantel com mais 2 ou 3 jogadores. Entrou-se já derrotado, portanto, na temporada.

Depois, seguiu-se o que eu nunca imaginei: tinha JEB como um homem que fundamentava a sua actuação na razão, mas sinceramente poucos Presidentes tão emocionais me lembro de ver actuar. As rábulas dos "forevers", os pulos desengonçados a tentar cantar com a claque, as promessas de mundos e fundos, não as esperava de um homem com o seu background.

Não sendo Sportinguista, sinto-me enganado pelo Presidente do Sporting, pois acreditei que seria uma lufada de ar fresco no panorama de dirigentes nacionais. Não o é, claramente. Imagino como se sentem os sportinguistas! É emotivo e vive na fuga para a frente. Defendeu Bento até ao limite do possível, sem lhe dar "armas". Quando teve de abdicar de Bento, ao invés de dar a época como perdida, foi buscar Carvalhal e continuou a alimentar sonhos irreais. Agora, após o fim do estado de graça de Carvalhal, já vem anunciar reforços.

A continuar assim, não tirando pressão da equipa, a época pode ser penosa e perigosa para os homens de Alvalade. E a solução teria sido tão simples: saía Paulo Bento, assumia-se o fracasso da temporada (Porto e Benfica muito fortes e Braga forte) e começava a preparar-se o futuro. Aliviava-se a pressão, o Sporting facilmente chegava aos 4 primeiros (apesar de plantel mais fraco que Porto e Benfica, está ao nível do Braga e claramente acima de todos os outros) e havia tempo e cabeça para preparar o futuro.

Haveria então tempo para ver se André Marques, Saleiro, Adrien ou Pereirinha têm futuro em Alvalade. Em Janeiro até se podia pensar num negócio a 6 meses que levasse, por exemplo, Sílvio (Rio Ave) e Mano (Belenenses) para Alvalade por empréstimo com opção de compra, dois laterais jovens, promissores e internacionais. Ou outros. Mas preparava-se o futuro!

Assim, as nuvens são muito negras sobre o Sporting. Vejamos o que Janeiro tem para nos oferecer...

1 comentário:

Anónimo disse...

首頁SEO行銷網提供SEO資訊、網路行銷、網頁設計建置、SEO網站優化及動畫設計等服務。歡迎進入網站參觀與交流喔︿︿