quarta-feira, 30 de junho de 2010

Acabou

Acabou esta noite a participação de Portugal no Mundial 2010, o que acaba por gerar uma onda de tristeza, pois todos os portugueses tinham um "feeling" de que, apesar de todas as críticas, esta seria a nossa noite. Mas não foi.

Entrámos mal na partida, desconcentrados, e nos primeiros minutos permitimos 3 remates perigosos, mas o enorme Eduardo mostrou que estava lá para o que desse e viesse. A equipa organizou-se defensivamente e a partir daí a Espanha foi completamente manietada, sem conseguir as suas típicas penetrações, muito menos transições rápidas. Ao mesmo tempo, Portugal cresceu com o jogo e começou a saír cada vez com mais perigo para o ataque, originando lances de perigo junto da baliza Espanhola, equilibrando a contenda.

Tudo acabou por ruír à passagem da hora de jogo: a Espanha fez entrar Llorente, um verdadeiro "caixote" de área, que veio prender sempre um central e começou a abrir brechas na defesa, e do nosso lado Queirós trocou Almeida por Danny, o que acabaria por se revelar desastroso, pois Almeida estava a fazer uma excelente exibição, dando imenso trabalho à defesa Espanhola, e Danny pouco acrescentou.

Pouco depois, o golo de Espanha, num remate de Villa, na única penetração típica da "Roja" ao longo de toda a partida, que Eduardo ainda defendeu, mas já não conseguiu deter a recarga. A partir daí, a Espanha estava como queria, com aquele futebol bonito mas esquisito, de passes na maioria sem sentido e repetidos à exaustão. Claro que, em vantagem e contra uma equipa sem poder ofensivo, os Espanhóis estavam como queriam.

Foi deixar correr o marfim até final, com Portugal a não conseguir entrar em modo desespero, parecendo "bloqueado" para dar o tudo por tudo nos últimos minutos. Deixo apenas uma nota para a arbitragem, pois uma vez mais, fomos prejudicados: o golo da Espanha é em fora-de-jogo (milimétrico, diga-se) e a expulsão de Ricardo Costa ao cerrar do pano é inexplicável, pois as imagens nada mostram.

Nota negativa, infelizmente para todos nós, para CR9, que à excepção de um livre bem batido, esteve perfeitamente ausente do jogo. Nota muito positiva para Eduardo (Mundial fantástico, ganhámos o herdeiro de Vítor Baía, finalmente!) e Hugo Almeida (a sua melhor exibição pela selecção).

Agora é tempo de ver o resto do Mundial sem "stress", e em Setembro começar nova batalha na qualificação para o Euro 2012. Sem alguns jogadores mais antigos (Deco, provavelmente Liedson e Paulo Ferreira), mas com a certeza de que saímos deste Mundial mais fortes do que chegámos, com um grande guarda-redes (de apenas 27 anos!) e uma defesa de betão. Equilibre-se agora o ataque e pode ser que em 2012 nos consigamos bater olhos nos olhos com qualquer adversário.

1 comentário:

Anónimo disse...

go to abrax.us get some codes there then go to customize profile and put them in the css box
__________________
[url=http://jail-break-ps3.blogspot.com/2010/12/jail-break-ps3.html]Jail break ps3[/url]