domingo, 16 de maio de 2010

A morte anda por aí (RIP Besian)

Morreu Besian Idrizaj. Para a maioria dos adeptos do futebol, é um nome que nada diz. Para mim, curiosamente, a notícia seca da sua morte, lida na "net", foi recebida com algum incómodo. Fará por esta altura um ano que um amigo comum, seu antigo colega de equipa, me telefonou a saber se eu podia ajudar um amigo Austríaco que precisava de relançar a carreira, que tudo o que ele precisava era de uns dias à experiência no Restelo. Chamava-se Besian Idrizaj, avançado, tivera uns problemas de saúde (cardíacos), mas estava totalmente recuperado.

Lembrava-me de há uns anos atrás, na altura em que o Liverpool o fora buscar, Besian ser uma das "next big thing" do futebol europeu, mas a verdade é que nunca mais se tinha ouvido falar dele. Pesquisas na internet e uns telefonemas depois, cheguei à conclusão que não era assim tão evidente que ele estivesse bem dos problemas de coração e acabei por nunca me informar se haveria uma possibilidade para ele mostrar o seu futebol no Restelo.

Durante o Verão, acompanhei a sua contratação pelo Swansea City de Paulo Sousa, onde teve um jogo de estreia auspicioso, mas não conseguiu depois dar seguimento a essa exibição, acumulando apenas 4 utilizações oficiais na temporada.

Há poucas horas li que ele morreu. Senti aquele arrepio que sentimos quando morre alguém que conhecemos. Não cheguei a falar com ele, mas por vezes lembrava-me que, desconfiado da sua saúde, não o tinha ajudado. Infelizmente tive razão.

Aos 22 anos, Besian partiu, mas deixou alguma marca. Aos 17 era o melhor jogador jovem da Liga Austríaca e aos 18 assinava pelo poderoso Liverpool. Deixo, para acabar, o vídeo com o ponto alto da carreira do jogador em Inglaterra, com um hat-trick em 26 minutos pelas reservas do Liverpool frente à congénere do Wrexham.



Descansa em Paz Besian.

Sem comentários: